Nos momentos a dois, algumas pessoas não percebem as marcas que podem ganhar na hora de um beijo mais caloroso. O “chupão” é uma delas. Parecido com um hematoma, essa mancha roxa é resultado de uma sucção ou de uma mordida mais forte.
Mas por que o “chupão” aparece?
Uma sucção ou uma mordida mais forte podem estourar os micro-vasos sanguíneos que irrigam a pele da região. Dependendo da cor da pele e da pressão exercida, a marca pode permanecer visível.
Em casos raríssimos, pode haver a formação de coágulos e se tornar um problema mais sério. Portanto, se notar que a região encontra-se inchada e permanece com dor fortíssima, procure um médico.
Mas, calma! A grande maioria é uma marca de amor sem grandes consequências. Pelo menos no campo da saúde, já que nem sempre você quer exibi-la.
A má notícia é que não há um jeito mágico de fazer com que o “chupão” suma. A boa notícia é que existem maneiras de tratar o hematoma e também a dor provocada.
E você também pode evitar que ele piore. Veja algumas dicas:
1. Em casos de “chupões” acima do coração, procure elevar a cabeça com travesseiros quando for se deitar. Isso evitará que o sangue se acumule na região, ajudando que a cor não fique tão intensa.
2. Imediatamente após o trauma, procure manter a região o mais fria possível. O resfriamento local tem o propósito de diminuir a inflamação local.
3. Como qualquer outro machucado, a área afetada deverá repousar para cicatrizar corretamente, então nada de sol! Ao serem expostos aos raios solares, os hematomas podem demorar mais tempo para sumir ou virarem manchas permanentes.
Lembre-se de procurar seu médico, caso a região não apresente recuperação.
Hirudoid® reduz os hematomas, diminuindo a inflamação e aliviando a dor.*¹