A pele exerce funções consideradas vitais ao organismo. Sua perda, mesmo que parcial, pode ser fatal*.
A pele é composta por 3 camadas distintas:
– Epiderme: É a camada mais externa da pele. Suas principais funções são: Proteção contra traumas físicos e químicos, desidratação e também a torna impermeável à água*.
– Derme: Camada intermediária e situada imediatamente abaixo da epiderme. Suas principais funções são: Promover flexibilidade ao corpo, proteção contra traumas mecânicos e armazenamento de sangue para eventuais necessidades diárias do organismo. Essa camada é responsável pela determinação da cor da pele*.
– Hipoderme: Camada mais profunda e localiza-se entre a pele e a musculatura. É composta por tecido adiposo (gorduroso)*.
Quando batemos contra um objeto ou mesmo contra outra pessoa, a força da pancada deixa o local dolorido e muitas vezes pode gerar um hematoma na pele.
Existem pomadas e géis anti-inflamatórios, para diminuir a dor, o inchaço e a mancha roxa (hematoma).
O hematoma pode se localizar de três formas: subcutâneo (debaixo da pele), intramuscular (dentro do músculo) e periosteal (quando atinge o osso, é o caso mais grave de hematomas)**. Dependendo da gravidade, um hematoma pode levar meses para desaparecer, mas, no geral, o problema dura cerca de duas semanas**. Dor, inchaço e mudanças de cor são os sinais mais comuns. Além disso, praticar atividades que utilizam os músculos atingidos passa a ser difícil**.
Procure orientação médica quando:
– Um hematoma aparecer de forma espontânea, independente de batidas ou outras razões**;
– Há sinais de infecção ao redor do hematoma, como vermelhidão, pus, secreção ou febre**.
Referências Bibliográficas:
* Cuce, LC; et al. Manual de Dermatologia. 2ª edição. Editora Atheneu, 2001; 1-11.
** http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/spanish/ency/article/007213.html – MEDLINEPLUS – Hematomas. Acesso em: 29/09/2010.